Essa eu roubei do Blog da
Flávia Durante: Sem dúvidas uma pérola que nos faz pensar sobre o quanto é boa e profunda a música brasileira....
PROIBIDA PRA MIM---Eduardo Axelrud---
A crescente veiculação nas emissoras de rádio da versão do Zeca Baleiro para a música "Proibida pra Mim" do Charlie Brown Jr. trouxe de volta à baila uma questão que já me incomodava desde a gravação original: que diachos o autor da música quis dizer com o refrão "Se não eu quem vai fazer você feliz – guerra." Obviamente, a razão da minha aflição é essa palavra "guerra" totalmente despropositada e fora de contexto.
Me aprofundando mais no assunto, cheguei a algumas possíveis explicações que coloco na roda aqui pra ver se alguém me ajuda a solucionar esse mistério.
1 – A música se destina a uma pessoa belicosa, como por exemplo o Saddam Hussein, que frente à possibilidade de não poder possuir o cantor, apenas se satisfaria com um conflito armado. Só uma guerra o faria feliz.
2 – O cantor está tentando armar uma ponte para um amigo seu. Ele estaria, nessa visão, fazendo uma pergunta para ela "Se não eu quem vai fazer você feliz ?" e completando dando a informação que a única pessoa que a satisfaria tão bem como ele seria um camarada de sobrenome Guerra - talvez o Otto Guerra?
3 – A palavra Guerra é um vocativo - a menina tem o sobrenome Guerra, e ele está deixando claro que é com ela mesmo que ele está falando, como quem diz, pára de olhar para o outro lado e ouve o que eu tô te dizendo, Guerra. Essa é a versão menos plausível, porque a própria canção a contraria alguns versos antes quando o cantor justifica (também meio absurdamente) que não poderia ligar para a menina por não saber o nome dela (sic).
4 – O cantor está, ao lançar esse desafio para a menina de encontrar alguém melhor que ele, declarando guerra contra a menina. Como quem diz "Ah, é? Não me quer? Então agora é guerra".
5 – A gente é que não escuta direito e na verdade ele não está dizendo guerra, mas sim alguma outra palavra parecida, como "Serra" (ele estaria sugerindo que apenas uma viagem a Gramado poderia ser melhor que ela ficar com ele) ou "Berra" (ele estaria pedindo para a mulher responder a pergunta "Se não eu…" num tom de voz mais alto, pois ele não consegue ouvir a resposta) ou "Terra" (aí seria um merchandising do provedor de internet, o único com serviços completos que poderia "fazer você feliz")